quarta-feira, 20 de abril de 2011

ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL

Iluminar um ambiente vai muito além de simplesmente clarear um local.  E como nem sempre podemos contar com uma iluminação natural, as luminárias e lâmpadas existentes no mercado nos permitem praticamente reproduzir a luz natural e mais, criar outras formas de iluminação que nos trazem uma serie de sensações como conforto, energia, alegria, relaxamento, harmonia, segurança e tantas outras.  A iluminação ideal traz benefícios incalculáveis para a saúde e conforto de todos.

E tudo começa com um projeto completo e detalhado desenvolvido por um profissional gabaritado como um arquiteto ou um luminotécnico, que irá planejar a melhor forma de iluminar cada ambiente a fim de atender todas as necessidades dos usuários. Podemos num mesmo espaço ter uma luz ambiente difusa, focos de luz direcionáveis e também pontos de luz mais relaxante.  Podemos criar vários circuitos independentes,  graduar a intensidade das lâmpadas através de dimmers,  conjugar circuitos gerando cenas acionadas através de um simples controle remoto e tantas outras opções.

Os avanços tecnológicos nos trazem novas lâmpadas como as de Led ou as econômicas que possuem vida útil bem maior e baixo consumo de energia, antenadas às novas exigências globais.  E, não podemos de deixar de mencionar os designs das luminárias que são cada vez mais belos e sofisticados, verdadeiros objetos de arte que por si só valorizam qualquer ambiente.

Grande e valiosíssimo parceiro da iluminação é o rebaixamento de teto em gesso que com sua versatilidade possibilita a colocação de vários pontos de luz, revelando ou escondendo as fontes de luz, unificando espaços, destacando cantos. Diversas formas  podem ser criadas como sancas ou caminhos de luz.  E você sabia que a mangueira de luz, que é super barata, é uma ótima opção para produzir luz indireta ?

Então vamos lá, na prática, o que podemos basicamente fazer em alguns ambientes residenciais :

Hall social  -  Uma luz fria indireta seria perfeita, pois este local normalmente é pequeno e sem ventilação.  Pode ser por um sensor de presença para a pessoa não ficar no escuro enquanto espera entrar.  Pode-se se destacar um elemento decorativo como um quadro através de focos pontuais  ou dar um charme no local com uma arandela ou um pendente.

Sala de estar -  Este é o local que mais podemos diversificar a iluminação. Podemos para dar uma luz geral utilizando luz indireta através de caminhos de luz ou uma iluminação central por um lustre ou plafon.  Focos de luz para pontos que queremos destacar.  Arandelas, pendentes, balizadores, luminárias de mesa ou de piso para gerar movimento e climas.  Podemos ainda iluminar estantes, móveis, nichos usando mini focos de luz ou iluminação indireta.


Sala de Jantar -  Luz ambiente geral com focos direcionados para um aparador e destacar quadros ou painéis.  E para a figura central – a mesa de jantar – lustre ou pendentes que não ofusquem a visão de todos.

Cozinha -  Este é um ambiente que precisa ser muito bem iluminado como um todo para que se possa trabalhar com comodidade. A melhor opção ainda é a utilização de lâmpadas fluorescentes embutidas. E acrescentar mais luz diretamente sobre as bancadas. E sempre se pode dar um toque acolhedor na área destinada às refeições através de pendentes.

Quarto -  Este também precisa de uma luz ambiente geral que pode ser obtida através de um plafon, um lustre ou uma iluminação indireta. Para a bancada de estudo, usamos focos direcionados com difusores - nunca para o monitor ! - e talvez uma luminária de mesa.  Abajures ou pendentes sobre as mesinhas de cabeceira.  Para uma poltrona de leitura, uma coluna.  E para tornar o local dar clima mais relaxante, uma arandela.  Boa dica é para dimerizar a iluminação.

Banheiro -  Além de uma luz central, temos que iluminar muito bem a bancada com focos com lâmpadas de facho mais aberto em cada lado do espelho e/ou também uma iluminação indireta frontal para melhor visualização do rosto.  Verifique se o box está bem iluminado.  E se tiver uma banheira, aí podemos usar balizadores no deck, luz indireta, arandelas para criar um clima bem relaxante.  E que tal colocar uma luminária que proporciona uma ótima cromoterapia ?

Home theater - Esse é um espaço que não necessita de muita luz, apenas uma luz difusa para circulação. Importante também não direcionar luz para a tela.

Corredor e circulação – Podemos usar iluminação indireta, luminárias com lâmpadas fluorescentes compactas ou ate balizadores.  Podemos destacar objetos de arte com focos pontuais.

Varanda e terraço – Existem luminárias específicas para plantas e flores, que podem tanto ser colunas, luminárias de piso, balizadores e espetos que são plantados diretamente no solo.  Para spa e piscina, temos iluminação com refletores subaquáticos que utilizam dicróicas, leds ou fibra ótica. Balizadores são ótimos delinear caminhos.  A cor âmbar dá um efeito muito acolhedor e realça o verde das plantas.

Espero ter passado um pouco deste fascinante tema para você.   Faca uma avaliação da sua residência.  Você consegue realizar suas tarefas facilmente, sem forçar a vista ?  Seu quarto é relaxante ?  Consegue ler um livro confortavelmente ?  Quando reúne amigos, sua sala e convidativa ?  Consegue criar um clima romântico num jantar a dois  ?  Perceba a influência e a importância da iluminação em cada local e então, você vai descobrir o quanto sua vida e seu ânimo podem melhorar com uma iluminação adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário